O que é Vendas 4.0 e quais são as características dos seus profissionais?

Marketing e Vendas

A Quarta Revolução Industrial, conhecida como Indústria 4.0, está transformando os princípios fundamentais das vendas. As novas tecnologias permitem que as empresas inovem os modelos de negócios. Com isso, saber o que são vendas 4.0 é essencial.

As ferramentas modernas possibilitam o uso de soluções de vendas focadas na análise de dados e na oferta de produtos e serviços personalizados. Com isso, as empresas que querem se manter competitivas devem seguir os exemplos das companhias que inovam na área.

O que é Vendas 4.0?

O conceito de Vendas 4.0 é simples e refere-se à adaptação do processo de vendas às demandas da atual sociedade. Ou seja, usar ferramentas e conceitos comuns no mercado e levar para a área das negociações. Sendo assim, trata-se de um conceito que busca implementar técnicas e abordagens inovadoras para conquistar uma venda.

As Vendas 4.0 não está relacionada apenas na questão das ferramentas, mas também, na postura do vendedor. O profissional precisa se reinventar e se adaptar, garantindo uma maior conformidade com as principais práticas.

Quais são as características das vendas 4.0?

A Indústria 4.0 transformou os formatos de produção em diferentes segmentos corporativos. As técnicas aprimoradas pela Quarta Revolução Industrial e os vieses trazidos pela Psicologia, como os gatilhos mentais, ajudam os profissionais a proporcionar uma venda mais humanizada.

• Automação

A automação de processos é uma característica principal das vendas 4.0, pois evita que os colaboradores fiquem sobrecarregados. As ferramentas, além de automatizar tarefas, registram as interações com os leads, permitindo melhor controle da jornada. Com isso, é possível traçar estratégias de conversão alinhadas com cada etapa do funil.

• Inteligência de dados

Por meio da gestão data-driven é possível conhecer a fundo o lead, bem como dores e produtos que podem solucioná-las. Aliás, é cada vez mais essencial o uso da tecnologia a favor da negociação e das rotinas produtivas.

• Empatia

A empatia e a personalização dos atendimentos são os elementos-chave para a conexão entre lead e vendedor. Inclusive essa característica tem ainda mais relevância, pois o funil tende a ser longo e cheio de etapas.

Para uma venda humanizada e com nível de satisfação garantido é essencial foco no diálogo consultivo, perguntas bem encadeadas, comunicação afetuosa e a prática da escuta ativa.

O que muda nas vendas de produtos na revolução da indústria 4.0?

Há inúmeras mudanças acontecendo na estrutura do sistema de vendas, mas é possível resumir as principais mudanças proporcionadas em alguns fatores determinantes.

• Menos estabelecimentos e lojas de produtos físicas

Isso acontece em virtude da expansão das vendas online e da migração gradual dos compradores para os sites de e-commerce. Vale lembrar que as lojas de produtos físicos continuarão existindo, pois as vendas 4.0 não surgiram para substituir completamente a estrutura de vendas atual. O formato surge como mais uma alternativa para complementá-la.

• A evolução do suporte ao cliente

Um atendimento ao cliente humanizado e competente continua sendo essencial para toda empresa que deseja uma relação de satisfação. No entanto, para lidar com as novas demandas, surgiram novas tecnologias, como os chatbots.

Os robôs programados ou treinados com inteligência artificial interagem com os clientes e resolvem as demandas mais básicas. Da mesma forma, eles também direcionam o cliente ao departamento adequado para a solução dos problemas.

Com isso, há economia de tempo e as centrais de atendimento podem concentrar os esforços na solução dos problemas que realmente exigem atendimento humanizado.

• A importância da análise de dados

As vendas 4.0 são movidas por dados e informações úteis sobre a persona do do negócio. Logo, a coleta e a análise de dados eficiente é fundamental para o Marketing Digital.

Então, se uma empresa possui dados detalhados sobre as principais características sociodemográficas dos clientes como faixa etária, gênero, localização e interesses, ela pode fazer anúncios segmentados. Ou seja, é possível direcionar o investimento em marketing ao público-alvo mais inclinado a consumir o que a empresa oferece.

• O crescimento exponencial do Marketing Digital

Outra mudança estrutural está relacionada ao marketing digital, pois a presença digital de uma marca ou produto é essencial para a obtenção de resultados positivos nas vendas.

O uso de redes sociais, anúncios segmentados e ferramentas de marketing devem fazer parte da rotina de qualquer empresa bem sucedida da atualidade. Para isso, é necessário ter acesso às principais características dos clientes mais dispostos a consumir os produtos.

Sendo assim, é possível notar a importância da construção precisa da persona, bem como da coleta e análise de dados eficiente.

O futuro das vendas

Uma boa área comercial é essencial para a conquista de resultados palpáveis. Se antes vender era considerado apenas uma etapa com baixa efetividade, atualmente a área contribui para o crescimento dos negócios.

O futuro das vendas tende a estar relacionado a uma abordagem que se adapte com precisão a diferentes cenários. A tendência, inclusive, está cada vez mais relacionada a conectar e entregar soluções ideais.

Gostou do conteúdo? Está buscando desenvolver seu conhecimento relacionado a Vendas? CLIQUE AQUI para conhecer o MBA Executivo: Gestão com Ênfase Gestão Comercial e Vendas.

O MBA é estruturado com temas gerais de Gestão Empresarial e específicos sobre varejo, comércio e vendas, proporcionando ao aluno um conhecimento multidisciplinar.