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Olhando para o futuro e construindo o presente: as principais tendências do marketing!

Marketing e Vendas

Os primeiros meses do ano são uma boa época para avaliar as transformações do mercado, bem como as tendências que irão guiar os diferentes segmentos do país e do mundo. A partir dessas análises, é possível desenvolver estratégias e estruturar o planejamento da empresa, de forma que estejam alinhados os valores da organização às mudanças que influenciam a jornada de compra dos clientes. 

Dessa forma, há algumas tendências voltadas ao marketing e, especialmente, ao marketing digital para este ano. Aliás, muitas das tendências do digital foram “adiantadas” em razão da pandemia de Covid-19, como as transformações dos processos e formatos de trabalho e as mudanças de comportamento dos consumidores.

Mesmo assim, o marketing digital segue passando por constantes mudanças ao longo dos anos e temos que estar atentos a elas. É essencial que todo e qualquer profissional de marketing conheça as tendências que ditarão o novo ano. Isso significa estar um passo à frente da concorrência, além de permitir alinhar as estratégias e táticas a serem utilizadas no decorrer de 2022. 

Estar atualizado, pesquisar novas tendências e se planejar com antecedência é o melhor caminho para fazer a empresa crescer e prosperar. Pensando nisso, confira a seguir as principais tendências!

  1. A busca pela autenticidade e pelo propósito

Um ponto que vem recebendo bastante destaque e sendo levantado por diferentes profissionais está relacionado ao reforço das estratégias baseadas em uma conexão entre os propósitos de uma marca. Ou seja, trabalhar as pautas que movem a sociedade contemporânea, como inclusão, sustentabilidade e desigualdades sociais. Os consumidores estão cada vez mais atentos à realidade que nos cerca.

Inclusive, uma pesquisa global da Deloitte, divulgada no início do ano, mostrou que 76% dos consumidores brasileiros com mais de 26 anos preferem comprar de marcas que estão trabalhando questões sociais em suas campanhas. 

Em alguns segmentos específicos, como é o caso de Beleza e Cuidados Pessoais, os jovens de até 25 anos têm interesse em marcas que são comprometidas com a sustentabilidade. 

Outro ponto importante apresentado pela pesquisa é que as campanhas publicitárias devem considerar aspectos inclusivos, além de trabalharem com mensagens autênticas. Isso significa que elas devem ser importantes para os propósitos de uma marca.

  1. Menos cookies, mais dados primários

Ao falarmos sobre a questão da infraestrutura de campanhas, a tendência é que a coleta de dados espontâneos - aqueles obtidos por meio de formulários e da oferta de materiais de marketing digital, como e-books e whitepapers - se consolide. Isso acontece em razão da valorização das políticas de privacidade dos consumidores. 

No entanto, em contrapartida, os cookies - especialmente os chamados third-party cookies, aqueles responsáveis por coletar dados de navegação dos usuários de modo, no geral, oculto - têm como tendência sumir das estratégias de marketing digital de maneira definitiva. 

  1. A construção de equipes multidisciplinares em um mundo híbrido

A consolidação dos ambientes de trabalhos híbridos gerou novas possibilidades na formação de equipes, incluindo, por exemplo, a construção das equipes de marketing multidisciplinares e a busca por talentos no mercado. 

Agora, a construção das equipes rompeu as barreiras geográficas e é possível trabalhar de qualquer lugar para qualquer lugar. Já, ao falarmos de competências, a tendência envolve, cada vez mais, a busca por profissionais dinâmicos. Ou seja, pessoas que combinam habilidades analíticas com perfil criativo, além de skills de comportamento e liderança.

  1. O marketing no metaverso

Metaverso. O termo que surgiu no segundo semestre do último ano é a bola da vez da economia digital. Vale lembrar que estamos apenas no início de uma jornada que irá unir, de vez, os limites entre o físico e o digital. 

Além de ser um ambiente de experiências interativas baseadas em realidade virtual, o metaverso irá permitir ativações e campanhas de marketing mais inovadoras. Inclusive, já há alguns exemplos sendo trabalhados por marcas como Coca-Cola e Volkswagen.

  1. Dados, vídeos e experiências digitais fluidas

Por último, mas não menos importante, se pudéssemos resumir um elemento que deve influenciar as campanhas de marketing ao longo deste ano, podemos afirmar que será o marketing orientado por dados. Aliás, a Salesforce prevê um aumento de 75% nas fontes de dados utilizadas pelas empresas.

Outros pontos de atenção dos marketing digital serão as campanhas por vídeos em redes sociais como TikTok e Instagram e a busca cada vez maior por experiências digitais mais imersivas e fluidas - como é o caso da tendência do metaverso e do próprio data driven.


Os pontos apresentados acima são apenas um panorama de alguns dos principais temas que estão sendo discutidos dentro do universo do marketing e podem influenciar o futuro da área. Dessa forma, após conhecer as principais tendências de marketing digital, é hora de se preparar para aderi-las! 

Cabe, portanto, ao profissional de marketing analisar quais dos tópicos fazem mais sentido para a realidade da empresa no qual atua. Acima de tudo, é importante não ficar para trás diante de uma realidade mercadológica em constante transformação.


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