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Quais são os principais tipos de Relatórios de Marketing e como fazê-los?

Marketing e Vendas

Os relatórios são fundamentais para acompanhar de perto as métricas de marketing e vendas e entender se a empresa está no caminho certo. Além disso, eles contêm informações valiosas para tomadas de decisões mais estratégicas.

A criação desse documento não precisa ser um bicho de sete cabeças. No entanto, para superar os desafios e entregar um bom relatório, alguns pontos importantes devem ser considerados com atenção. 


O que são relatórios de marketing?

Os relatórios de marketing são documentos que unem dados e informações sobre o desempenho de ações e estratégias da área. Eles são ferramentas de avaliação, usadas na gestão de negócios, com o objetivo de analisar os resultados do marketing e embasar tomadas de decisão futuras.

Ferramentas internas, os relatórios de marketing informam a equipe sobre a performance das estratégias, mostrando o que deu certo ou errado e orienta decisões de como melhorar nas próximas ações. Aliás, relatórios são sempre importantes para monitorar o desempenho em diversas estratégias.


Qual é a importância dos relatórios nas áreas de vendas e marketing?

Relatórios de marketing e vendas mostram informações importantes sobre um produto e/ou serviço de uma empresa. Nesses documentos, estão os números mais relevantes para os times de marketing e vendas.

  • Acompanhar resultados: 

Os relatórios de marketing podem ser elaborados ao longo do andamento de projetos ou ao final de uma campanha de marketing (reunindo os dados da campanha de anúncios do Dia das Mães, por exemplo).

Com isso, a equipe identifica quais ações estão atingindo os resultados esperados e quais podem ser ajustadas. Isso ajuda o time a orientar seus esforços para melhorar os resultados.

  • Identificar melhores canais

Por meio dos relatórios, o time consegue identificar os melhores canais de marketing, entendendo quais geram mais conversão, tráfego ou engajamento. No entanto, a definição dos melhores canais depende dos objetivos que estão sendo buscados. 

  • Conhecer melhor a persona

Os relatórios costumam trazer dados sobre a audiência no marketing. A partir dessas informações, é possível monitorar o perfil da audiência, conhecer melhor o público e criar uma persona mais alinhada à realidade. 

Ou seja, é possível criar estratégias e conteúdos de marketing mais eficientes, que se conectam à persona.

  • Justificar investimentos no marketing

Além de comprovar a eficácia do marketing, os relatórios são usados para justificar os investimentos na área. Por meio dos relatórios, é possível mostrar o retorno financeiro para os investimentos, e justificar também o aumento de verba para os projetos. 


Quais são os tipos de relatórios de marketing e como fazê-los?

Há muitos tipos de relatórios de marketing que podem ser usados no dia a dia, ao longo dos projetos ou ao final das campanhas. Entre os principais estão:

  • Relatórios por periodicidade

É possível classificar os tipos de relatórios de marketing por periodicidade, como diários, semanais, mensais e anuais. A periodicidade é mais curta quando há uma campanha importante em andamento, enquanto a periodicidade mais longa é usada em projetos recorrentes.

  • Relatórios de Vendas e Oportunidades

Os relatórios também podem ser classificados de acordo com os objetivos. Então, se o objetivo era gerar vendas e leads em uma campanha, é possível criar Relatórios de Vendas e Oportunidades, que comprovam os resultados em conversões.

Nesse tipo de relatório, é importante focar nos dados de pedidos e receitas que a estratégia gerou, além de mostrar as taxas de conversão do funil de vendas.

  • Relatórios de Mídia e Tráfego

Os Relatórios de Mídia e Tráfego são focados na geração de demanda para o negócio. Então, por meio deles, são apresentados os resultados de campanhas de tráfego no Facebook Ads, Google Ads, entre outros. 

Eles evidenciam a eficiência das mídias em levar visitantes até o site e gerar retorno para os investimentos.

  • Relatórios de SEO

Há ainda relatórios que são focados em cada mídia, como os relatórios de SEO que são focados na busca orgânica do Google. Nele são apresentados dados sobre tráfego orgânico, posição das páginas no ranking do Google, autoridade do domínio, além das conversões que a busca orgânica gerou.

  • Relatórios de Mídias Sociais

Esses relatórios são focados na estratégia de social media, em canais como Facebook, Instagram, LinkedIn e TikTok. Eles apresentam dados sobre alcance e engajamento das publicações, além de quais conteúdos tiveram mais resultados e como as redes contribuíram para as conversões da empresa.

  • Relatórios de Email Marketing

Por fim, mas não menos importantes, os relatórios de Email Marketing contém dados e análises sobre os envios, que podem ser realizados com recorrência ou em campanhas pontuais.

Nesse relatório estão métricas como taxa de abertura do email marketing, taxa de cliques nos links, taxa de rejeição e conversões que os envios geraram. 


Como fazer bons relatórios em 5 passos?

Depois de entender os principais tipos de relatórios para as áreas de vendas e marketing, é o momento de entender como  elaborar um documento objetivo e relevante para cada empresa. 

  1. Tenha objetivos claros

Quais respostas é preciso extrair do relatório de marketing e vendas? Entenda o que é importante para, a partir disso, conseguir criar um documento alinhado às expectativas e necessidades da empresa. Vale lembrar que os objetivos devem ser claros, mensuráveis e alcançáveis.

  1. Defina bem as métricas e informações necessárias

Agora, é preciso listar todas as informações que são indispensáveis no relatório de vendas e marketing da sua empresa. Pense, portanto, nas seguintes perguntas: o que a diretoria espera? Quais dados são essenciais para avaliar e acompanhar a performance? Quais números mostram a evolução das ações?

  1. Faça análises micro e macro

As análises micro e macro não podem ser esquecidas em um relatório de marketing e vendas. Elas são importantes pois permitem considerar as diversas variáveis que podem afetar a empresa, seja direta ou indiretamente.

As análises do relatório contribuem para a escolha de ações mais inteligentes e eficientes. Além disso, também ajudam a marca a se adaptar e se posicionar diante de transformações externas. 

  1. Defina um formato

Qual formato é capaz de organizar as informações de maneira clara e objetiva? Pense em um que contemple uma introdução sucinta, um desenvolvimento dos dados que possam ser compreendidos com facilidade. E, por fim, uma conclusão destacando os pontos mais relevantes.

  1. Utilize uma boa ferramenta

É comum ter dificuldades para criar um documento como esse, então, o ideal é contar com boas ferramentas de visualização de dados. É possível encontrar ferramentas gratuitas e pagas para fazer relatórios. 

Os softwares de Gestão de Relacionamentos com o Cliente (CRM), por exemplo, se tornam uma boa alternativa para quem quer automatizar a tarefa e evitar falhas humanas.


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