O MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios é recomendado a empresários/as, executivos/as, consultores/as e empreendedores/as graduados/as em qualquer área de conhecimento.
Ambiente de negócios. Comportamento de compra do/a consumidor/a. Análise da concorrência. Custos e sua importância na formação do preço. Classificação de custos e despesas. Métodos de custeio por absorção e variável. Determinação da margem de contribuição. Análise do
break-even-point. Mensuração da margem de segurança e do grau de alavancagem operacional. Avaliação do mark-up. Análise e tomada de decisão utilizando o método de custeio variável para avaliação do ponto de equilíbrio, mensuração da margem de segurança e do grau de alavancagem operacional. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Impacto do custo financeiro na determinação do preço de venda a prazo. Formação de preço baseado no custo, na percepção de valor do/a cliente e na concorrência. Aspectos estratégicos na formação do preço.
Gestão de marketing como ferramenta competitiva. Alinhamento entre as estratégias da empresa, as ações de marketing e de vendas, a produção e a distribuição. Marketing de serviços, do varejo, da indústria e do terceiro setor. Desenvolvimento do marketing mix: produto/serviço, preço, promoção e canais de distribuição. Merchandising, marketing direto e trade marketing. Estratégias de marca (branding). Valor da marca (brand equity). Estratégias de precificação (pricing). Estratégias de gestão de portfólio. Estratégias de distribuição. Monitoramento da concorrência. Comunicação omnichannel. Outbound versus inbound marketing. Customer relationship management (CRM). Comportamento do/a consumidor/a. Jornada do/a usuário/a. User experience. Marketing nas mídias digitais e no e-commerce: estratégias, ações e métricas. Life time value. Investimento em marketing versus custo de aquisição e rentabilização de clientes.
Os planos de negócio serão construídos em equipes, com orientação do/a Professor/a. Na última aula, as equipes apresentarão e defenderão os seus planos aos/às demais colegas e ao/à Professor/a. O trabalho será avaliado pela qualidade da apresentação e pela consistência do plano.
Serão disponibilizados e discutidos diversos planos de negócio elaborados por equipes de estudantes e por empresas.
Serão disponibilizados exemplos de pitchs de diferentes novos negócios, servindo como referência para a estruturação dos negócios escolhidos pelas equipes.
Os orçamentos empresariais serão construídos em equipes, com orientação do/a Professor/a. Na última aula, as equipes apresentarão e defenderão os seus orçamentos aos/às demais colegas e ao/à Professor/a. O trabalho será avaliado pela qualidade da apresentação e pela consistência do plano.
Os planos de estratégicos serão construídos em equipes, com orientação do/a Professor/a. Na última aula, as equipes apresentarão e defenderão os seus planos aos/às demais colegas e ao/à Professor/a. O trabalho será avaliado com base na qualidade da apresentação e na consistência do plano.
As empresas escolhidas para elaboração das estratégias devem ser, preferencialmente, as empresas escolhidas pelas equipes na disciplina Estratégias para o crescimento da empresa.
Mundo do trabalho na nova economia. Novos vínculos e formas de trabalho na sociedade digital. Carreira tradicional e novos modelos de carreira. Autoconhecimento e autogestão da carreira. Âncoras de carreira. Sentidos do trabalho e propósito profissional. Empregabilidade. Competências de carreira. Networking. Gestão de carreira e seus desafios. Plano de desenvolvimento pessoal e de carreira.
Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.
Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
A matrícula neste curso pode requerer como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes.
Ao ser aprovado no curso você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
O processo seletivo é composto por entrevista e análise curricular, podendo ser presencial ou virtual, conforme a escolha e disponibilidade do candidato.
Na etapa final da inscrição é necessário agendar a entrevista, considerando a opção desejada.
A entrevista é o momento para entender como o curso contribuirá para seus objetivos profissionais, alinhando expectativas entre o candidato e a FGV.
Documentação necessária:
*Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. Não serão aceitos para ingresso certificados de cursos superiores sequenciais em formação específica.
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