3 dicas essenciais para um bom retorno aos escritórios

O trabalho presencial, mesmo de maneira híbrida, já é realidade em grandes empresas. Muitas funções e reuniões precisavam ser presenciais em algumas empresas e, com o avanço da vacinação, a frequência de idas presenciais às empresas aumenta semana a semana.

De acordo com uma pesquisa da KPMG, realizada entre julho e agosto deste ano, 52% das empresas pretendem voltar com a sua operação ainda neste ano. Na pesquisa anterior, feita entre março e abril, o porcentual era de 39%. Os 48% restantes acreditam que uma volta à vida normal, mesmo que parcial, acontecerá só no ano que vem.

Porém, há empresas que já estão voltando a como eram antes. Segundo a pesquisa da KPMG, 15% das empresas ouvidas não devem manter o esquema de home office. E, com o retorno à normalidade cada vez mais próximo, após mais de um ano sob as medidas de distanciamento social, várias empresas se preparam para voltar à rotina dos escritórios Brasil afora.

Por isso, separamos algumas dicas de como a gestão pode fazer um retorno mais assertivo ao trabalho presencial:

• Descubra qual é o melhor modelo de trabalho para sua equipe

Antes de começar a planejar como voltar ao escritório, é importante pensar se faz sentido para a realidade da empresa, visto que cada equipe tem suas particularidades e necessidades. Por isso, é indispensável que o gestor conheça o time e saiba como mantê-los engajados e produtivos.

Atualmente temos três  principais modelos de trabalho disponíveis aos colaboradores: presencial, home office ou híbrido. Todos eles têm seus prós e contras, cabendo às lideranças da empresa definir qual se adapta melhor à realidade.

Enquanto o modelo presencial é conhecido por permitir a socialização entre os colegas de trabalho e uma maior agilidade na solução de problemas, o modelo remoto poupa tempo de deslocamento até o escritório, por exemplo, além de reduzir os custos para as empresas. Já o híbrido é uma combinação dos dois anteriores - sendo muito pensado para empresas que não têm necessidade de ter todos os colaboradores reunidos todos os dias. É uma ótima forma também de avaliar e, posteriormente, escolher a melhor solução para o negócio.

• Atente-se à organização do espaço físico

Algumas empresas precisaram passar por redução ou ampliação no quadro de colaboradores, então cabe aos gestores e líderes se questionarem: o escritório que era usado antes da pandemia ainda está adequado para a realidade atual?

Tanto as empresas que reduziram o número de colaboradores quanto as que aumentaram possuem um aliado em comum: a tecnologia. Alguns softwares surgiram justamente para ajudar nesse momento de reconstrução de dinâmicas empresariais.

Além disso, uma tendência crescente que é possível observar são os espaços ganhando poder de alocar múltiplos times. As mesas dos escritórios não estão sendo mais ocupadas apenas por uma pessoa e até mesmo as empresas que não trabalham com escala de colaboradores estão tendo que organizar quando cada um vai ao escritório e quando trabalha remotamente.

• Siga o protocolo de segurança à risca

Apesar de a vacinação estar em um estágio avançado, os cuidados não podem ser reduzidos, pois o imunizante não impede o contágio. Com isso, é essencial que todos os protocolos de segurança sejam seguidos à risca para que ninguém tenha a saúde comprometida.

Dessa forma, cabe às lideranças ficarem atentos aos cuidados como a exigência do uso de máscaras por todos os profissionais e a higienização frequente do ambiente. É fundamental disponibilizar álcool em gel nos postos de trabalho e também incentivar os colaboradores a seguir esse protocolo. Também é importante redobrar o cuidado com a limpeza dos sistemas de ventilação do escritório, assim como a manutenção do ar condicionado.

Gostou do conteúdo? Quer fazer um MBA e ser um profissional de destaque nas empresas? Então, CLIQUE AQUI e conheça nossos cursos!