Gestão da Cadeia de Valor: quais as vantagens e como implementar?

A cadeia de valor é uma metodologia de organização voltada para os processos produtivos de uma empresa. Através de sua coordenação é possível avaliar as vantagens competitivas organizacionais, ou seja, destacar todos os pontos essenciais capazes de gerar valor ao público consumidor e os elos que existem entre eles. É uma maneira de alinhar os processos com a visão estratégica.

A cadeia de valor como ferramenta foi criada em 1985 por Michael Porter – um dos principais professores da Harvard Business School. Ela foi desenvolvida visando identificar todas as etapas do processo de criação de produtos, serviços e experiências, além das atividades que sejam capazes de agregar valor e vantagens competitivas.

Além de buscar aumentar a lucratividade, funciona como um meio de autoconhecimento sobre a própria organização, gerando vantagem competitiva através do fortalecimento dos elos que ligam diferentes setores e etapas da produção.

Também conhecido como modelo de estruturação das atividades desenvolvidas pelas empresas, tinha em sua premissa a ideia de que o valor oferecido por uma empresa aos seus clientes teria como resultado um lucro maior mesmo superando os custos de produção. Isso, para Porter, era possível através de sua ferramenta de gestão.

Ao invés, por exemplo, de aumentar a lucratividade do negócio com base em corte de custos e barateamento da matéria-prima, seria possível obter lucros iguais ou até maiores investindo em qualidade nos seus produtos.

Ou seja, investindo em valor. Mesmo que isso leve ao aumento dos gastos na empresa, que podem ser vistos aqui como um investimento, o lucro pode ser correspondido por um público interessado em um produto que ofereça diferencial de qualidade e um custo-benefício que o leve a consumir acreditando que seu produto vale a pena independente do que é ofertado pela concorrência.

Quais as vantagens da cadeira de valor para a organização?

Valor é a percepção que os clientes possuem sobre os produtos/serviços de uma organização. A cadeia, por sua vez, trabalha em torno disso, viabilizando uma percepção positiva do que é produzido e vendido pela empresa.

Valor pode ser representado como custo-benefício, desempenho, design, segurança, inovação e conveniência, por exemplo. Tudo aquilo que é determinante para seu cliente escolher seu produto em detrimento de outros da concorrência.

Entre os processos que formam elos, por exemplo, existem as chamadas logísticas de entrada e saída e as operações – que estaria centrada entre as duas logísticas. Na entrada ocorre a compra da matéria-prima e contratação de serviços que serão transformados em produtos através da etapa de operações – produção, montagem, embalagem, por exemplo – terminando na entrega do produto ao cliente.

A partir dos processos é possível determinar quais geram valor, e quais não geram através da gestão. Uma vez que se identifique um processo que não esteja gerando valor, ele necessita ser reestruturado.

Toda organização necessita gerar lucro, para que gere uma margem que possibilite gerar custo-benefício – ou, como viemos falando, valor – para os seus clientes.

Da mesma forma, através da gestão é possível aproveitar os processos que estão gerando valor para potencializá-los. Trata-se de uma forma de mexer em time que se está ganhando – por mais contraintuitivo que isso pareça – para maximizar os resultados. Quando se compreende os processos organizacionais, e seus elos conectados no presente, é possível planejar ações para o futuro.

Como fazer a implementação da cadeia de valor?

O primeiro passo para implementar a Gestão da Cadeia de Valor é mapear as atividades principais da organização e suas subatividades. Dentro da logística de entrada, por exemplo, está a compra de insumos, uma subatividade que pode gerar valor se identificada como tal. A partir dela podem ser estabelecidas estratégias para análise de insumos categorizadas por qualidade ou a segurança que ela propicia na confecção/produção do produto.

Os elos são importantes na Gestão da Cadeia de Valor por formarem conexões entre as atividades que geram valor. Através delas o fluxo de trabalho assume um dinamismo através de tomadas de decisões assertivas que geram uma vantagem competitiva.

Para isso é preciso pensar no macro das diferentes atividades e encontrar essas conexões. Uma acaba influenciando a outra indiretamente.

Através da identificação dos elos é que é possível realizar as melhorias necessárias para agregar valor através da gestão. A palavra aqui é mudança. Através das mudanças é que as coisas acontecem.

Trabalhar para mudar processos em prol da geração de valor pode exigir muita dedicação, mas, é fundamental para que as coisas possam andar em direção à uma mudança positiva e real.

O mapeamento da cadeia de valor é um processo trabalhoso, mas transformador que irá impactar diretamente na tomada de decisão de forma mais assertiva e que gere vantagem competitiva para a organização.

Olhando para dentro, e avaliando seus processos de maneira crítica, a empresa pode assumir um posicionamento no mercado agregando valor final aos seus clientes.

Gostou do conteúdo? Quer aperfeiçoar mais seus conhecimentos sobre estratégias e negócios? Aproveite e CLIQUE AQUI para conhecer o MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios.

O curso desenvolve a capacidade empreendedora e empresarial dos profissionais, apurando a percepção de oportunidades nos negócios.

Ele proporciona conhecimentos aos profissionais que os permitirão definir objetivos de negócios, traçar e implementar estratégias que ofereçam resultados significativos e aumentem o valor das empresas, além de alavancar a força competitiva das empresas por meio da liderança e do trabalho em equipe.