Alunos de mestrado participam de módulo internacional sobre inovação e gestão pública em Portugal

Os alunos da turma intensiva da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e parceiros do Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) participaram, de 7 a 11 de outubro, do módulo internacional sobre “Inovação e Gestão Pública”, promovido pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), em parceria com a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), em Lisboa (Portugal). Os alunos foram acompanhados pelo coordenador adjunto do MAP e chefe do Centro de Formação Acadêmica e de Pesquisa (CFAP) da FGV EBAPE, professor Roberto da Costa Pimenta, e pela coordenadora da Rede Alumni, Darliny Amorim.

O módulo teve como proposta oferecer aos alunos uma visão aprofundada da Nova Administração Pública (NAP). A medida foi implantada no país após Resolução do Conselho de Ministros, que teve como princípios norteadores a gestão voltada para o cidadão, às comunidades e às empresas, contando com quadros funcionais qualificados e engajados e, para este último aspecto, desenvolveu um novo sistema de carreiras públicas, estimulante e inovador.

Neste contexto, a atual estrutura conta com entidades, antigas e novas, que atuam de forma integrada e complementar, visando evitar sobreposições e aumentar a eficiência no uso dos recursos. Para atingir esse objetivo, tem como pilar a transparência de informação entre organizações e sociedade.

Para promover uma rica imersão acadêmica e cultural, os participantes do programa tiveram a oportunidade de participar de sessões exclusivas com dirigentes das principais instituições da NAP, dentre elas a Entidade de Serviços Partilhado da Administração Pública (ESPAP); a Agência de Modernização da Administração (AMA) e a Direção Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), dentre outros.

“A experiência foi maravilhosa. Chamou-me a atenção servidores públicos motivados, repensando a administração pública, e a existência de uma agência voltada para a inovação, com um olhar transversal para toda a administração pública do país. Volto impactado pelo que vi e refletindo sobre como levar essa inspiração para a administração pública do Brasil”, destaca Carlos Roichman, Procurador da Fazenda Nacional.

Além das aulas e visitas técnicas o programa contou com atividades culturais como visita guiada ao Mosteiro dos Jerônimos, visita cultural à Sintra e jantar de encerramento no tradicional Hotel Baia, em Cascais, onde foi realizada a cerimônia de entrega dos certificados.

"Foi incrível vivenciar este módulo com um grupo de profissionais da administração pública brasileira motivados em busca de se desenvolver como gestores no serviço público, ampliando sua visão internacional para inovar em seus órgãos. Agradeço a oportunidade patrocinada pela PGFN, a excelência da organização da FGV e ao profissionalismo e carinho dos integrantes do ISCTE. Conhecemos Portugal sob um novo olhar, o da excelência na gestão pública”. Iêda Cagni, Procuradora da Fazenda Nacional

O ISCTE-IUL é reconhecido pela excelência na aprendizagem e na investigação, ambiente internacional e multicultural, ligação sólida ao meio empresarial, colocação excepcional dos graduados e liderança no empreendedorismo e inovação. A instituição é uma das parceiras da FGV EBAPE, que atualmente mantém relações com mais de 50 business schools acreditadas pela AACSB, EQUIS e AMBA.

Para mais informações sobre o Mestrado em Administração Pública, acesse o site.