Competição da União Europeia reúne estudantes para discutir acordo comercial do bloco com Mercosul

Os alunos Rodrigo Bellotti Azevedo e Mariana Novotny Muniz, da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) participam, nos dias 10 e 11 de outubro, do II Simulado do Conselho Europeu no Brasil. O evento será realizado no Centro Universitário de Brasília e vai reunir 28 duplas de estudantes de graduação e pós-graduação de todo Brasil para representar um dos Estados integrantes da União Europeia. O tema deste ano vai abordar o recente acordo firmado entre o bloco e o Mercosul.

Esta é a primeira vez que a FGV Direito Rio participa do evento. Sob orientação da coordenadora do Centro de Excelência Jean Monnet da FGV, professora Paula Wojcikiewicz Almeida, os alunos terão de representar um dos países do bloco europeu em uma rodada de negociações sobre o acordo de livre comércio. Os trabalhos serão julgados por uma comissão de avaliação a partir de critérios como qualidade dos documentos requisitados ao longo da preparação, coerência com a política externa do Estado a ser representado, engajamento no debate e demonstração da capacidade de negociação e trabalho conjunto no comitê.

A equipe vencedora da simulação ganhará uma viagem para Bruxelas, onde terá a oportunidade de conhecer as sedes das instituições que representam a União Europeia.