Conheça as habilidades mais requeridas para os profissionais
O mercado de trabalho está em constante transformação. Entender os formatos de trabalho e estar preparado para as mudanças é essencial para que os profissionais consigam se destacar em cenários mais competitivos.
No entanto, se engana quem acredita que as habilidades mais requeridas estão somente relacionadas ao domínio de sistemas. O foco das aptidões estará relacionado às competências humanas.
A colaboração, criatividade, persuasão e empatia serão essenciais para migração de atividades manuais e para as demandas intelectuais. Confira, portanto, 12 habilidades que serão requeridas para que os profissionais consigam se encaixar no nosso contexto dos ambientes de trabalho.
1. Comunicação
A capacidade de organizar as ideias e as transmitir de forma clara, empática e eficiente será uma importante habilidade para o profissional do futuro. A escrita e a oratória são ferramentas de trabalho muito valorizadas pelas empresas.
Além disso, a capacidade de se comunicar com os líderes e equipe é fundamental para poder explicar com clareza demandas, objetivos e resultados. Bem como, para criar relações saudáveis entre o time.
2. Raciocínio crítico
É fundamental que os profissionais do futuro tenham a habilidade de pensar de forma crítica, conseguindo abrir mão de críticas e opiniões pessoais para ter discussões mais profundas. Isso permitirá o encontro de soluções mais efetivas e realistas para projetos e problemas encontrados.
Junto a isso está a capacidade dos profissionais de conseguir analisar dados concretos para ter informações, insights e tomar decisões de maneira estratégica.
3. Interesse e conhecimento em tecnologia
De alguma forma, os trabalhos do futuro estarão atrelados à tecnologia. Por isso, é essencial se manter atualizado sobre os novos recursos que estão disponíveis e que impactam a rotina.
4. Inteligência emocional
Capacidade de entender a si e ao outro, estabelecendo formas saudáveis para se conectar com as pessoas. Essa é a definição de inteligência emocional. Ela é essencial tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Além disso, é importante ter a habilidade de controlar as respostas emocionais frente a qualquer tipo de situação, sejam elas boas ou ruins.
5. Resolução de problemas
A capacidade de solucionar problemas está relacionada com uma outra série de habilidades, como resiliência, liderança, criatividade, raciocínio lógico e empatia. Portanto, a resolução de problemas permite que o profissional desenvolva o pensamento estratégico para tomada de decisões.
6. Criatividade e inovação
Ser criativo é fundamental para o trabalho em qualquer área. Profissionais criativos tendem a solucionar problemas com mais eficiência porque buscam as respostas de forma mais rápida, enxergando mais de uma forma de fazer as coisas.
Além disso, a criatividade é uma das características que separa os humanos das máquinas: nenhuma automação foi capaz de substituir um ser humano criativo até agora.
7. Habilidades matemáticas
Cálculos, lógica e análise de dados e gráficos serão cada vez mais necessários, visto que a globalização de informações e a análise de tendências estão baseadas nisso. No entanto, vale lembrar que as habilidades matemáticas sozinhas não são o suficiente, bem como os trabalhos que dependem exclusivamente delas tendem a se tornar automatizados.
8. Negociação
Negociar é algo essencial para os relacionamentos profissionais e humanos - mesmo para os profissionais autônomos. Nas empresas, por exemplo, é importante saber negociar com líderes e colegas, entrando em acordos ou conciliando opiniões divergentes. Isso mostra que o profissional sabe lidar com qualquer tipo de situação.
9. Gestão de pessoas
A gestão de pessoas é cada vez mais importante em qualquer segmento. Ter a capacidade de motivar, ensinar, identificar talentos e desenvolver os colaboradores é fundamental para que os gestores consigam melhorar a produtividade, motivando as equipes e respondendo de forma satisfatória aos anseios dos profissionais.
10. Diversidade e cultura
Integrar e valorizar as pessoas e suas diferenças é uma tendência do mercado de trabalho. Com isso, empresas de diversos setores já começaram a incluir diversos recortes sociais em seu quadro de colaboradores e assim abordar novas perspectivas para melhoria de produtos, serviços e clima organizacional.
11. Flexibilidade
Em um cenário em que tudo muda constantemente, ser um profissional flexível e adaptável é considerado um fator de sobrevivência. Sendo assim, a capacidade de se encaixar a novos contextos e tendências é uma habilidade que será muito valorizada pelas empresas.
12. Empreendedorismo
No mercado de trabalho, ter uma visão empreendedora pode trazer inovação, melhorias importantes para produtos e serviços e redução de custos para as empresas. Portanto, essa habilidade pode ser um diferencial de destaque para a carreira do profissional.
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