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Direito Empresarial: 4 dicas práticas para quem quer atuar na área

A moderna advocacia empresarial pode ser dividida em dois caminhos principais: atuação como especialista em escritórios ou atuação como profissional de um jurídico interno em empresas. É importante destacar que o perfil desses dois profissionais pode ser significativamente diferente ao trabalhar com as matérias do Direito Empresarial no dia-a-dia. 

Entretanto, várias similaridades podem ser observadas na atuação desses profissionais, considerando as tendências para o mercado jurídico e as habilidades visadas tanto por recrutadores de empresas, quanto pelas bancas de especialistas.  


Domine importantes temas de Direito

Excetuando casos mais complexos e não usuais no dia-a-dia do advogado, o Direito empresarial está focado em alguns grandes temas presentes na maioria das situações observadas nas empresas. Esses temas aparecem com frequência na resolução de problemas de qualquer negócio, seja ele pequeno, médio ou grande. 

Essa lista pode ser complementada com temas mais recentes como, por exemplo, a adequação das empresas à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – “LGPD” ou, o surgimento de novos regulamentos tributários, separamos alguns itens clássicos que constituem os fundamentos de qualquer boa atuação na Advocacia Empresarial. São eles Responsabilidade Civil; Direito Contratual; Direito Societário; Direito do Consumidor e Propriedade Intelectual. 


Tenha habilidades comportamentais e tecnológicas

Além do conhecimento técnico necessário ao advogado de empresa, é imprescindível se atentar para as novas competências exigidas pelo mercado atual. Uma das principais competências comportamentais neste sentido é a multifuncionalidade, que confere ao profissional a possibilidade de realizar várias tarefas que não tenham apenas relação com a interpretação de textos legais, mas, tenham como ponto de partida o universo multidimensional de uma empresa.

Adicionalmente, o profissional do Direito deverá estar atento a sua capacidade de adaptabilidade no cenário empresarial atual, marcado pelo fenômeno antropológico “BANI” (“frágil, ansioso, não linear e incompreensível”), que molda e atua diretamente sobre nossas dinâmicas econômicas e sociais. 

Nesse contexto, é necessário também que esse profissional demonstre participação ativa neste novo mercado e aprenda a utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis. Por isso, é recomendável estar por dentro das mais recentes soluções de apoio jurídico à atuação do profissional, incluindo softwares de jurimetria, elaboração de minutas, gerenciamento de processos, gestão de contratos, entre outros.


Seja fluente na linguagem de negócios

Advogados empresariais devem ter “fluência na linguagem dos negócios”. Isso garante a capacidade de tradução de conceitos jurídicos complexos em termos simples e com valor comercial para a empresa. 

Essa situação se aplica no diálogo do profissional com todos os clientes ou áreas do negócio e pode ser vista, especialmente, durante reuniões multidisciplinares. Por vezes, profissionais do Direito têm dificuldades de participar dessas discussões devido à falta de “fluência” em termos comerciais, contábeis e de negócios em geral. 

Compreender essa linguagem específica do mundo empresarial é uma necessidade e uma vantagem a qualquer profissional que se comunique bem. A maior ou menor fluência na linguagem de negócios pode distanciar ou criar sinergia com clientes e outros departamentos importantes da empresa. 


Tenha uma entrega customizada para a sua empresa

Advogados especialistas ou de jurídico interno devem considerar que suas entregas não são destinadas a outros advogados, mas, sim a pessoas das mais variadas formações profissionais.  Por isso, é importante considerar quem é o seu interlocutor e quais as suas principais dores e gargalos na empresa.

Se o interlocutor – cliente ou departamento da empresa – busca uma entrega ágil, simples e objetiva, é necessário entregar exatamente o esperado, mudando, por vezes, alguns formatos de apresentação tradicionais do trabalho jurídico, como, por exemplo, pareceres jurídicos excessivamente complexos e extensos. 

Além disso, é possível utilizar os princípios do Legal Design e do Visual Law para entregar documentos jurídicos voltados ao universo da empresa em formatos gráficos, acessíveis, interativos, intuitivos e empáticos à compreensão dos interlocutores. A ideia é deixar a produção textual cada vez mais visual e adaptada ao cenário de negócios, por meio de gráficos, imagens, fluxogramas, tópicos, etc.


Concluindo as dicas, é fundamental ter em mente que a prática do Direito Empresarial em nossa conjuntura se distancia cada vez mais do formalismo e do tradicionalismo da profissão jurídica vistos em outros campos de atuação. 

Independente de trabalhar como jurídico interno de uma empresa ou como advogado especialista em um escritório, as entregas desses profissionais deverão ser assertivas, objetivas e adaptadas à linguagem de negócios. 

Assim, para além do acúmulo de conhecimento técnico, a atuação empresarial deve reunir qualidades gerenciais, vocabulário de negócios, pensamento sistêmico, habilidades comportamentais multifacetadas e o conhecimento em ferramentas tecnológicas. Uma prática jurídica que combine todos esses elementos, certamente, alcançará cada vez maior visibilidade e competitividade no mercado do Direito Empresarial.


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