IGC 2018 - Escolas obtêm nota máxima e FGV mantém liderança do ranking nacional de cursos do MEC

A Fundação Getulio Vargas foi reconhecida, mais uma vez, por sua excelência em educação. O Índice Geral de Cursos 2018 (IGC 2018), divulgado ontem, 12 de dezembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC), coloca a FGV nas primeiras colocações entre todas as instituições de ensino superior (IES) do país. A EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE) está no topo do ranking pelo quarto ano consecutivo, seguida pela Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC), em segundo lugar, e a Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP), que completa o pódio, na terceira colocação.

“Gostaria de homenagear a FGV EPGE que, por mais uma vez, conquistou a honrosa posição da melhor Escola do país. Esta posição é difícil de conquistar, porém é muito mais difícil mantê-la”, destaca o pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação da FGV, professor Antonio Freitas.

Todas as Escolas da FGV avaliadas pelo Inep receberam o conceito máximo (5) no IGC 2018. Além das três primeiras colocadas, a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), a Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP), a Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp), a Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) tiveram sua excelência reconhecida pelo MEC.

“A diferença do IGC entre as posições das IES pode ser a de um ‘fio de cabelo’. No entanto é assim que funciona, e as excelentes se destacam. Parabenizo a todos os alunos, docentes, pesquisadores e colaboradores da FGV pelo excepcional resultado alcançado. Não podemos deixar de homenagear a Alta Direção que nunca mediu esforços para o sucesso alcançado”, conclui o professor Freitas.

De 2.052 universidades, faculdades e centros universitários que tiveram o IGC 2018 divulgado, somente 42 obtiveram a nota 5. Anualmente, o MEC divulga o IGC, um instrumento construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Desta forma, pode-se distinguir a qualidade das Instituições, com uma perspectiva ampla, incluindo a graduação e a pós-graduação stricto sensu.

Para conferir o resultado completo do IGC 2018, acesse o site.