Saiba como cursar L.L.M no Brasil

Latin Legum Magister, Master of Laws ou, simplesmente, L.L.M é a modalidade de pós-graduação, internacionalmente reconhecida, voltada à carreira jurídica. Sendo uma das modalidades de especialização mais valorizadas em determinadas áreas, é um curso direcionado a quem já possui o título de bacharel em direito e procura uma forma de aprimorar os conhecimentos com uma pós-graduação orientada à atuação profissional.

Confira o que você precisa saber para cursar L.L.M. no Brasil.

Apesar de muitos profissionais optarem por cursar em outros países, hoje já é possível investir neste tipo de pós-graduação em instituições de ensino superior no Brasil. Dentre as vantagens de concluir esta especialização dentro do país é poder adquirir conhecimento sobre o direito brasileiro diretamente de profissionais renomados que conhecem com profundidade as nuances do cenário jurídico nacional.

O modelo de Mestrado em Direito (ou Master of Law) ganhou destaque nas melhores Universidades do mundo, em localidades como Nova York, nos Estados Unidos e Cambridge, no Reino Unido. Reconhecendo a necessidade de uma pós-graduação com o mesmo modelo, porém aplicado ao direito no Brasil, os principais centros de educação superior do país desenvolveram programas semelhantes, porém adaptados ao mercado brasileiro.

Nos Estado Unidos, por exemplo, o LL.M é considerado uma especialização a nível de Mestrado, sendo ofertado somente para profissionais que já concluíram o Law School, após a graduação. No Brasil, por contar com um sistema educacional diferente, a modalidade se enquadra na categoria de pós-graduação em direito Lato Sensu.

Mesmo assim, o modelo ministrado no Brasil segue os mesmos padrões internacionais no que diz respeito a base curricular, carga horária e experiência de estudo. Por isso, além do conhecimento adquirido, a valorização para o currículo, a possibilidade de reconhecimento no exterior e o networking são algumas das maiores vantagens de optar por esta modalidade de pós-graduação na área jurídica.

Também vale destacar que optar pelo curso em uma instituição brasileira não restringe a possibilidade de atuação no exterior. Isso porque os melhores centros de ensino superior no Brasil, que oferecem tal modalidade de especialização, possibilitam módulos de estudo e validação curricular em nível internacional.

Voltado para diferentes áreas do direito, o L.L.M. é indicado tanto para profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho, como também para juristas que há pouco tempo concluíram a faculdade de direito (ou mesmo as law schools).

Sendo a maior referência no que diz respeito à educação superior no país, a FGV é uma das instituições de ensino brasileiras que oferece cursos de L.L.M. Confira!

L.L.M na Fundação Getúlio Vargas

Desenvolvido com metodologias referenciadas do mercado e tendo em vista as modernas dinâmicas do meio jurídico, a FGV desenvolveu um programa de Master of Law com abordagem multidisciplinar, cuja principal finalidade é preparar os alunos para serem os líderes que o país precisa para enfrentar os principais desafios do Direito da atualidade.

Na FGV Decision você poderá cursar L.L.M. em Direito Societário e L.L.M. em Direito Empresarial. Conheça as modalidades de pós-graduação mais requisitadas da área jurídica e invista na sua carreira!