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    Dê o primeiro passo rumo a uma experiência internacional de aprendizagem com a FGV. Nos Cursos FGV Internacionais você aprende com quem é referência no mercado mundial, além de fazer networking a nível global. Tudo isso, com condições acessíveis e com conteúdos traduzidos para a realidade brasileira.
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MBA Presencial
Marketing e Vendas

MBA em Gestão Comercial

O MBA em Gestão Comercial prepara você para liderar equipes de vendas com foco em resultados, formular políticas comerciais eficientes e integrar a área comercial às demais frentes da organização. Com uma abordagem estratégica e prática, o curso oferece ferramentas para aprimorar a performance de vendas, planejar ações de social commerce, analisar canais de venda, gerar valor para o cliente e tomar decisões alinhadas às tendências do mercado e à legislação vigente.
Público-alvo
  • Graduados em qualquer área do conhecimento que atuam ou desejam atuar na área comercial e de vendas, em diferentes segmentos.
  • Gestores de equipes comerciais com interesse em conhecer tendências modernas aplicadas à gestão comercial.
  • Empreendedores em busca de gerar mais valor com a área comercial.
Competências-chave a serem desenvolvidas:

São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:

  • Desenvolva competências para atingir as metas da sua organização com a gestão comercial:
  • Dimensionar equipes de vendas e atribuir responsabilidades aos seus membros.
  • Aplicar as tendências modernas de gestão comercial.
  • Implementar políticas para desenvolver o engajamento dos colaboradores.
  • Extrair o máximo de valor da área comercial da organização.

Próxima Turma

Porto Alegre - RS
24/10/2025
Data Limite de Inscrição: 24/10/2025
Inscrever-se

Informações

Modalidade
MBA Presencial
Unidade
Porto Alegre - RS
Duração
24 meses
Carga Horária
432 horas
Periodicidade
Quinzenal
Sextas-feiras das 9h às 17h30 e Sábados das 8h30 às 12h
Coordenador Acadêmico
  • João Baptista de Paula Vilhena Soares

Programa

Aspectos legais nas relações de consumo

Elementos e formação da relação de consumo. Resoluções alternativas de conflito nas relações de consumo. Vícios e defeitos dos produtos e serviços. Práticas abusivas empresariais. Publicidade enganosa e abusiva e os seus efeitos. Contrato de adesão e cláusulas abusivas. Dever de informação e desvio produtivo do consumidor. Reparação plena dos danos causados e litigância de má-fé do consumidor.

Administração de vendas
Implementação das estratégias de venda. Planejamento e gestão da força de vendas. Política de remuneração. Supervisão de vendas. Gestão de conflitos, controles e métricas de venda.
Big data para vendas
Fundamentos de big data. Big data analytics para apoio à tomada de decisão. Aplicações do big data em vendas. Big data para recrutamento e seleção. Integração de dados off-line e on-line.
Customer experience management e social commerce
Jornada do cliente. Customer experience. Gestão da satisfação dos clientes e fidelização. Introdução ao social commerce. Criação de ações de social commerce.
Comunicação interpessoal e corporativa
Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Novas abordagens e tendências em comunicação. Comunicação e tecnologia. Comunicação interpessoal. Técnicas de apresentação. Comunicação corporativa e seus objetivos.
Desenho e gestão integrada de canais de vendas
Canal de vendas. Tipos de intermediário. Fluxos de canal. Desenho de canal. Gestão de canal. Conflitos de canal. Ações comerciais direcionadas aos canais. Trade marketing.
Economia Comportamental e Tomada de Decisão
Campo da Economia Comportamental. Decisões nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza.
E-commerce e internet das coisas
Internet e negócios. Multiplicação das operações one stop shop e uso da precificação dinâmica em larga escala. Paradigma da computação em nuvem como suporte à nova era do varejo. Conceitos, plataformas e estratégias de e-commerce. Tendências em e-commerce.
Formação e administração de preços
Papel do preço na estratégia comercial. Ambiente de negócios. Estratégia competitiva e objetivos empresariais. Influência dos fatores mercadológicos sobre a decisão de preços. Importância dos custos na formação do preço. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Métodos de definição de preços. Políticas e administração de preços.
Finanças para Não Financeiros
Conceito de finanças. Processo de criação de riqueza nas organizações. Noções gerais de contabilidade e uso dos indicadores de desempenho. Uso da Matemática Financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de avaliação de projetos de investimento. Contabilidade gerencial e análise de custos.
Gestão de projetos
Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
Gestão de tributos
Sistema tributário brasileiro. Tributos incidentes no faturamento. Regimes de tributação, real, presumido e Simples Nacional. Tributos e contribuições sobre faturamento e lucro. Imposto sobre a renda da pessoa jurídica.
Liderança de Equipes de Alto Desempenho
Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.
Mídias digitais e vendas
Fundamentação sobre mídias digitais. Vendas digitais. Ferramentas mobile de ativação e relacionamento com clientes. Google Ads. Search engine optimization (SEO).
Negociação e administração de conflitos
Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.
Workshop em formulação da política comercial
Diagnóstico da atuação comercial da empresa. Principais etapas da formulação da política comercial. Elaboração da política comercial. Apresentações da política comercial da empresa.
Workshop de planejamento de vendas & marketing
Composto de marketing. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing. Comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de segmentação e estratégias de posicionamento. Reconfiguração das políticas de marketing, vendas e relacionamento com os clientes tanto no ambiente tradicional quanto no ambiente digital.
Workshop em sales analytics
Sales analytics. Monitoramento de vendas. Sistemas analíticos de venda. Previsão de tendências e resultados de venda. Métricas de sales analytics. Relatórios e painéis de sales analytics. Gestão de equipes pelo processo de sales analytics.
Autoconhecimento e trajetória profissional

Mundo do trabalho na nova economia. Novos vínculos e formas de trabalho na sociedade digital. Carreira tradicional e novos modelos de carreira. Autoconhecimento e autogestão da carreira. Âncoras de carreira. Sentidos do trabalho e propósito profissional. Empregabilidade. Competências de carreira. Networking. Gestão de carreira e seus desafios. Plano de desenvolvimento pessoal e de carreira.

Programas Internacionais

Dê o primeiro passo rumo a uma experiência internacional de aprendizagem com a FGV. Nos Cursos FGV Internacionais você aprende com quem é referência no mercado mundial, além de fazer networking a nível global.

Investimento

Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.

Pré-requisitos

  • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos.
  • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos.

Certificado

Ao ser aprovado no curso você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo Seletivo

O processo seletivo é composto por entrevista e análise curricular, podendo ser presencial ou virtual, conforme a escolha e disponibilidade do candidato.

Na etapa final da inscrição é necessário agendar a entrevista, considerando a opção desejada.

A entrevista é o momento para entender como o curso contribuirá para seus objetivos profissionais, alinhando expectativas entre o candidato e a FGV.

Documentação necessária:

  • Cédula de identidade
  • Foto recente 3 x 4 (colorida)
  • Diploma do curso  de graduação*
  • Histórico escolar de graduação.

*Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. Não serão aceitos para ingresso certificados de cursos superiores sequenciais em formação específica.

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Perguntas Frequentes

Confira nossa página de Perguntas Frequentes e encontre as respostas que você precisa sobre nossos cursos, modalidades e processos de inscrição.
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